quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Arts & Crafts - O movimento! :)

Pesquisava sobre arquitetura quando me deparei com esse artigo, que achei deveras interessante:

"Arts & Crafts (do inglês artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas idéias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.
Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura. De acordo com Tomás Maldonado, o Arts & Crafts foi uma importante influência para o surgimento posterior da Bauhaus, que assim como os ingleses do século XIX, também acreditavam que o ensino e a produção do design deveria ser estruturado em pequenas comunidades de artesãos-artistas, sob a orientação de um ou mais mestres. A Bauhaus desejou, assim, uma produção de objetos feito por poucos e adquirido por poucos, nos quais a assinatura do artesão tem um valor simbólico fundamental. De forma ampla, a Bauhaus herda a reação gerada no movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da revolução industrial."

É curiosa a influência que esse pequeno movimento exerceu e a forma como delineou diversos aspectos, desde conceitos e estética a nomenclaturas e profissões.
De certa forma, parece que a situação se repete, com esse "boom" craft nas principais mídias. Mesmo com a invasão dos produtos "xing-ling", nesse moderno mundo de computadores, internet e smartphones, o artesanato preserva seu espaço - vide a profusão de foruns, blogs e sites sobre o assunto. Ganha status, profissionalismo e valor, aliando "conhecimentos da vovó" e tradições à tecnologia.
É moderno, mas com muitos mimos e rococós! :P
Mais em:
http://www.itaucultural.org.br/AplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=4986
http://en.wikipedia.org/wiki/Arts_and_Crafts_Movement

Nenhum comentário: