sexta-feira, 22 de julho de 2011

Supresa na construção :)

Desde Abril estamos às voltas com a reforma da casa. Meu sogro foi quem assumiu a empreitada braçal - praticamente virou um projeto de vida! rs Um dia sem fazer alguma coisa na obra é um dia de angústia! haha 
Mas lá estávamos nós, entre os entulhos, canos e pedregulhos, mexendo na instalação de internet para liberar o desmanche do telhado. De repente meus olhos foram sugados pra meia dúzia de bolinhas escuras grudadas no tronco da jabuticabeira. Num primeiro lapso, achei que fosse mais uma do meu sogro (que já pôs um cacho de uvas de plástico na parreira que não dava nada, rsrsrs). Mas logo me dei conta : eram as primeiras jabuticabas, de verdade!!!! :D 
Que flores mais meigas! *.*

Uma doçura de jabuticabas! :D

A árvore é miudinha, magrela. Tem cerca de um metro de altura e uns 8 ou 9 anos, não sei bem ao certo. Ficou por muito tempo escondida sob outras árvores -  um pé de acerola, outro de laranja, de limão, um pinheiro e um pingo d'ouro mega desenvolvido. Foi só fazer uma limpa e o sol bater que ela se vez valer dos anos de espera e deixou as delicadas flores e frutos surgirem. Linda, linda!!! :) 
E eu tenho que correr pra colher, pois os insetos também já descobriram - pra tolos eles não servem! rsrsrs
O legal é que ela está estratégica, embora não intencionalmente, instalada em frente a minha futura cozinha. Tenho do que reclamar??? :D



Alguns fatos sobre a "Jabutica":




  • É uma fruta silvestre, típica da Mata Atlântica.
  • Prendada com vitaminas do complexo B e também vitamina C. Além disso, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.
  • Cada 100 gramas de jabuticaba têm cerca de 45 calorias. (não que eu ligue muito pra isso, enfim...)
  • Atinge a fase madura durante a época da primavera. (essa danadinha é precoce então?! rs)
  • É muito utilizada na culinária para a fabricação de doces, sucos, geleias, licores e até mesmo vinho.
  • Uma matéria mais profunda e interessante sobre essa fruta deliciosa aqui



Nenhum comentário: